Edição de vídeo.
- videoguia
- 19 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de mar. de 2022
A edição é a fase final do vídeo, onde todas as peças são "juntadas".
Edição simples é a inserção de locução ou apresentação sobre a colagem das imagens na sequência determinada pelo roteiro e aplicação de trilha sonora.
Atualmente, por mais simples que seja uma edição, efeitos e movimentos de gráficos, imagens ou mesmo letterings de identificação em movimento trazem mais dinamismo e um aspecto visual muito mais profissional a qualquer vídeo.
A inserção desses grafismos pode se dar em diversos níveis de acabamento e consequentemente, de custo.
Animação 2D é a movimentação de imagens, letras, objetos ou grafismos apenas vertical e horizontalmente, embora possam "crescer" ou "diminuir" na tela.
Motion Graphics é um exemplo e é uma técnica bastante utilizada em vídeos corporativos que usa muitos grafismos, ícones e letras em composições dinâmicas muito simples e eficazes.
A animação 3D implica na chamada "modelagem" dos objetos, letras ou grafismos e sua construção por completo, proporcionando mostrar todas as suas dimensões através de movimentos em torno de si próprios, de sua "construção" na tela a partir de pequenos detalhes ou mesmo a interação com outros elementos gráficos ou humanos.
A execução de um vídeo pode se valer de uma única técnica ou da mistura de várias técnicas de acordo com a necessidade e eficiência de cada uma ao demonstrar os processo ou mensagens desejados. Em geral, os preços são dimensionados pela produção de cada segundo de animação ou computação gráfica, mas podem variar também em função do grau de complexidade de cada animação.
Embora pouco utilizadas em projetos corporativos, existem ainda outras técnicas como o desenho animado convencional ou a chamada "Stop Motion", a modelagem de personagens em argila, metal, papel ou qualquer outro elemento, onde cada "pedaço" de movimento é fotografado, juntando-se ao final, geralmente 30 fotos em sequência para formar um único segundo de movimento.